- Retículo Endoplasmático
O retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunicam com oenvólcro nuclear (carioteca)
- Complexo Golgiense
O complexo golgiense, ou conhecido pelas seguintes denominações: aparelho de golgi, dictiossomo, golgiossomo ou complexo de golgie, constitui uma organela citoplasmática típica de células eucarióticas, com função fundamental de eliminação de substâncias produzidas pela síntese celular através do processo de secreção.
- Lisossomos
Lissomos ou lisossomas citoplasmatica são organelas celurares que tem como função a degradação de partículas vindas meio extra-celular , assim como a reciclagem de outras organelas a componentes celulares envelhecidos . Seu objetivo é cumprido através da digestão intracelular controlada de macromoléculas (como, por exemplo , proteínas, acidas núcleos , polissacarideos , e lipídios) , catalisada por cerca de 50 enzimas hidroliticas, quais se encontram, proteases nucleases, glicosidases, lipases, fosfolipases, fosfatases , e sulfatases.
- Mitocôndrias
A mitocôndria é uma das organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular.É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira, sendoenergia química que pode ser usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axônios), do coração e do sistema muscular, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia.
- Cloroplastos
Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. Possui clorofila, pigmento responsável pela sua cor verde. É um dos três tipos de plastos pigmentados, ou cromoplastos (organelos citoplasmáticos cujo formato varia de acordo com o tipo de organismo e célula em que se encontra), sendo os outros dois oscromoplastos e os leucoplastos. Os plastídeos não pigmentados são chamados leucoplastos, podendo ser amiloplastos (armazenam amido), elaioplastos (armazenam lipídeos), ou proteinoplastos (armazenam proteínas). Há uma interconversão entre os tipos de plastídeos. Isto ocorre no esverdeamento dos tubérculos de batatinha expostos à luz, onde os amiloplastos se diferenciam em cloroplastos
- Vacúolos
Os vacúolos são estruturas celulares, muito abundantes nas células vegetais, contidas no citoplasma da célula, de forma mais ou menos esféricas ou ovalado, geradas pela própria célula ao criar uma membrana fechada que isola um certo volume celular do resto do citoplasma. Seu conteúdo é fluido, armazenam produtos de nutrição ou de excreção, podendo conter enzimas lisosômicas ou até mesmo pigmentos, caso em que tomam o nome de vacúolos de suco celular.
Os vacúolos de suco celular são delimitados pelo tonoplasto, membrana lipoproteica, e são exclusivos das células de plantas e de certas algas. Nas células jovens de plantas são numerosos e pequenos, e á medida que a célula cresce eles se fundem em um único, grande e bem-desenvolvido vacúolo.
- Peroxissomos
Peroxissomos é uma organela esférica, envolvida por uma membrana vesicular, presente no citoplasma, em células animais e vegetais. São as organelas responsáveis pelo armazenamento das enzimas diretamente relacionadas com o metabolismo do peróxido dehidrogênio, substância altamente tóxica para a célula. No metabolismo celular encontra-se o peróxido de hidrogénio a água oxigenada, substância potencialmente tóxica ao organismo por ser uma fonte de radicais livres). Nela, está presente uma típica enzima chamada catalase que reparte o peróxido de hidrogénio em água e oxigênio molecular.
- Centríolos
Um centrosoma é constituído por dois centríolos cada um com uma estrutura em forma de cilíndro. Os centríolos encontram-se na maioria das células eucariontes animais, embora estejam presentes somente nos gametas masculinos de plantas vasculares sem sementes, Cicadófitas e Gingko, e esteja ausente nas Pinófitas, Angiospermas e na maioria dos fungos. Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente. São constituídos por nove túbulos triplos ligados entre si, formando um tipo de cilindro. Dois centríolos dispostos perpendicularmente formam um diplossomo. Têm origem comum com os centrossomos que dão origem a flagelos e cílios que efetuam o movimento em certos tipos celulares e organismos protistas.