quinta-feira, 20 de agosto de 2015

1° e 2° Lei de Mendel

1°Lei de Mendel:
A partir dos estudos de Mendel, suas constatações foram divididas em algumas leis. A Primeira Lei de Mendel é a lei da segregação dos fatores e o seu enunciado é o seguinte: “cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples”.
 Para chegar a essa conclusão da Primeira Lei de Mendel, os passos dados por eles foram basicamente os seguintes:
 Separou ervilhas de uma linhagem pura com sementes lisas e outras com sementes rugosas e realizou o seu cruzamento. Essa primeira geração que deu origem às demais do estudo ficou sendo conhecida como Parental (P).
 Depois de realizar esse cruzamento entre ervilhas puras de semente lisa e ervilhas puras de semente rugosa, todos os descendentes obtidos possuíam sementes lisas. Essa geração dos primeiros descendentes foi chamada de (F1).
 O terceiro passo foi cruzar os indivíduos da geração F1 entre si, obtendo a geração F2. E a surpresa foi que na geração F2, 75% dos descendentes tinham sementes lisas e os 25% restantes tinham as sementes rugosas.


2°lei de Mendel:
       Do cruzamento de ervilhas com características puras, em homozigose dominante e recessiva respectivamente para a cor da semente, e para a textura da semente, temos a seguinte representação para a geração parental e seus gametas: 

RRVV (semente lisa e amarela) x rrvv (semente rugosa e verde) 

Gameta → RV Gameta → rv

       Desse cruzamento são originados exemplares vegetais de ervilha 100% heterozigóticas RrVv, com característica essencialmente lisa e amarela (geração F1 – primeira geração filial).
A partir do cruzamento entre organismos da geração F1, são formados tipos diferentes de gametas e combinações diversas para constituição dos indivíduos que irão surgir após a fecundação.