Fungos
Os fungos são organismos eucariotas (constituídos por dotadas de núcleo),microscópio ou não, que não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. Incluem as leveduras, os bolores e os mofos, bem como os cogumelos. Constituem um reino de seres separados das plantas, animais e bactérias. As paredes celulares dos fungos contêm quitina, ao invés da celulose das células vegetais. Tampouco têm clorofila e por isso não produzem seu próprio alimento, sendo obrigados a absorvê-lo do ambiente. Os fungos se nutrem de matéria orgânica viva ou morta que digerem através de exoenzimas que secretam. Estudos genéticos mostram que eles estão biologicamente mais próximos dos animais do que das plantas. Grande parte dos fungos é simbionte ou parasita de plantas, insetos, animais ou outros fungos. Os fungos podem se tornar visíveis quando formam cogumelos ou bolores. Desempenham um papel essencial na decomposição da matéria orgânica, muitos têm importantes papeis sendo utilizados como alimentos, como agentes na fabricação do pão e de vários outros produtos alimentares (vinho, cerveja, molhos, etc.), como agentes biológicos no controle de pragas agrícolas, como enzimas, antibióticos, vitaminas, como drogas anticancerígenas e redutoras do colesterol, etc. Outros são comestíveis, embora haja algumas espécies que são venenosas para os humanos, com toxicidade que pode ir desde problemas digestivos ligeiros até a morte. Alguns fungos aderidos a plantas têm efeitos psocotrópicos e alucinógenos e são utilizados em rituais religiosos. Outros são patogênicos para animais e plantas e causam grandes perdas nas colheitas, devido às doenças ou à deterioração de alimentos que causam. Diante de um fungo cujo efeito não se conhece, melhor evitá-lo.
Doenças causadas pelos fungos no homem
Os fungos podem causar infecções no homem, chamadas micoses, e podem também causar doenças em outros animais, nas plantas e nas bactérias.
Entre as doenças humanas, destacam-se: As frieiras, que surgem nas regiões úmidas do corpo, como as virilhas e entre os dedos dos pés e mãos. Elas se manifestam como fissuras, descamações ou feridas. A impingem é uma micose que ataca a pele e se caracteriza por formar lesões arredondadas com bordas vermelhas. As unhas também são suscetíveis a infecções por fungos. Essas micoses se apresentam como manchas brancas e podem deformar as unhas (onicomicoses). Existe um tipo de micose chamada pano branco, que forma manchas claras principalmente na região do tronco, rosto,pescoço e braços. A candidíase (micose causada pelo fungo Candida albicans) causa muita coceira e vermelhidão na área afetada. O sapinho, que comumente ocorre nas mucosas dos bebês, também é causado por fungos. Os fungos podem também atacar órgãos internos dos seres humanos, como os pulmões, por exemplo, onde causam a histoplasmose.